‘O plano agora para a Lotus é o lucro’
O CEO da Lotus Jean-Marc Gales liga para perguntar se estou livre para um bate-papo. É um acéfalo. Começo perguntando por que, em seus números de registro para julho, a Sociedade de Fabricantes e Comerciantes de Motores relatou que apenas um lótus foi vendido por meio de sua rede de revendedores de 19 anos no Reino Unido durante o mês. Sua resposta é imediata.
Anúncio – Artigo continua abaixo
“É estranho. Sabemos que tivemos vendas de dois dígitos em julho ”, garante o ex-CEO da Citroen, de 54 anos. “O Reino Unido é um mercado em que podemos vender de 300 a 350 carros por ano. Mas estamos direcionando a produção de mais de 2.000 este ano. ”
Para um peixinho como a Lotus, esses números anuais são respeitáveis. Mas projetar, fabricar e vender carros de lótus tem sido quase inútil nas últimas décadas.
• Best of British: Lotus ‘Recuperação dura
“O plano agora é lucro”, continua Gales. “Dois anos e meio atrás, quando assumi, as primeiras prioridades estavam se estabilizando, aumentando o produto, eliminando novos modelos e o fluxo de caixa positivo, que já vimos em alguns meses. Isso é importante porque mostra que ganhamos o dinheiro que gastamos e gastamos o dinheiro que ganhamos. Não dependemos mais de injeções de dinheiro regulares dos acionistas. ”
Problemas de qualidade? “Estamos no topo disso”, insiste Gales, que considera que suas reivindicações de garantia estão 60 % em que há dois anos. Trabalhadores? “Estávamos em 1.200, construindo anualmente 1.200 carros. Agora 850 fazem 2.000 carros. ” As despesas gerais caem de 40 %. É verdade que todo mundo trabalha mais. Mas Gales diz que a força de trabalho é mais motivada e mais ‘pode fazer’ também.
Compreensivelmente, o CEO da Lotus reluta em revelar planos futuros de produtos. Mas ele concorda que precisa desesperadamente de um carro de volume – quase certamente um SUV – dizendo: “É um projeto interessante. e um mercado interessante. Eu posso muito bem imaginar um lótus sendo nesse mercado – um SUV de lótus que seria completamente diferente de qualquer outro. ”
• Lotus SUV confirmou para 2019
“Seria leve. Temos esse know-how. Temos a especialização em fazer carros leves que manipulam, freios e levam para o circuito como nada mais. Estamos pensando nisso muito ativamente. Estamos trabalhando nisso. Mas ainda não tomamos uma decisão final. ”
Mas fica claro pela maneira como ele fala que Gales é positivamente louco com a perspectiva de um SUV vestir um emblema de lótus. Eu entendo que não é se, mas quando. Quanto mais cedo o SUV for construído e vendido, mais cedo a lenda que é Lotus puder desfrutar de um lucro muito sobrecarregado e necessário.
O que você acha que o futuro vale para a Lotus? Deixe-nos saber nos comentários abaixo…